quarta-feira, dezembro 13, 2006

Interlocutio


Interlocutio. Do latim, do verbo interloquor: conversar com alguém, ter um interlocutor.

Interlocutio é o movimento que me impulsiona em meio à solidão das multidões. Passos de gente que vai e vem, carregando histórias de vida fascinantes e impenetráveis. Olhares que quase não se entreolham, que não demonstram interesse em transpor as gigantescas barreiras interpessoais da cidade que engole a tudo e a todos.

No metrô abarrotado, nunca pensei que fosse tão real a sensação de solitude em meio a tantas pessoas. Uma sensação real, penetrante e ameaçadora. Caminho entre corpos de olhares amorfos, distantes em seus problemas e angústias. Interlocutio. Ouso adivinhar o que lhes corre pelo pensamento. Medo, talvez. Quem sabe indiferença? Sonhos, visões, vontade de viver maior que a certeza da morte que ronda. Serão as mesmas preocupações que tiram o meu sono nos melhores momentos da madrugada? Nunca irei saber. Não há com quem compartilhar minhas inquietações e curiosidade sem fim.

A solidão não poupa dias, capacidade física, disposição espiritual e estado de alma. Ela é um ente invasivo, que toma posse de cada pedaço do cerne vivo.

A alma viaja na velocidade do pensamento. A solidão duplica essa velocidade.

Os passos vêm e vão, carregando tantas histórias. Interlocutio. Dialogo com minhas próprias histórias, fragmentadas em tantos dissabores, aprendizados, decepções e vitórias. Dialogo com minha anima, passiva e latente. Temerosa para se manifestar e derrubar meu animus racional. A solidão é maior que a racionalidade?

Interlocutio. Mais passos. Mais inquietações.

No meio do vagão de metrô lotado, um menino, solto, sem medo de mostrar um sorriso tão grande quanto sua ingenuidade infantil. Sem medo de ser livre, sem medo de ser só. Sem medo de ser tão-somente um menino. A solidão não o põe em grilhões, não o trancafia em traumas, não o faz virar um notívago em busca de respostas para a existência. Sua solidão o faz ser mais forte. A minha me torna mais fraco, mais dependente. Mais doente. Mais carente de mim mesmo.

O menino,
tão livre no vagão do metrô,
manteve-me preso por uma eternidade.

Interlocutio...

Nenhum comentário: