sexta-feira, dezembro 22, 2006

Livro sobre História da Ciência e Ensino



SUMÁRIO

Introdução: A história das ciências e seus usos na educação, Roberto de Andrade Martins.

Parte I – Epistemologia
1. Notas sobre o ensino de história e filosofia da ciência na educação científica de nível superior, Charbel Niño El-Hani.
2. Breves considerações sobre a natureza do método científico, Antonio Augusto P. Videira.
3. O dogmatismo científico de tradição materialista, Osvaldo Pessoa Jr.
4. Sobre continuidades e descontinuidades no conhecimento científico: uma discussão centrada na perspectiva kuhniana, Luiz O. Q. Peduzzi.

Parte II – Física
5. Interações na física: ação à distância versus ação por contato, André K. T. Assis.
6. O ensino da termodinâmica por meio da prática social, Marcelo Luis Aroeira, Rosella, João José Caluzi, Zenaide Prado Lyra e Silva.
7. Pierre Curie e a simetria das grandezas eletromagnéticas, Cibelle Celestino Silva.
8. Do mundo fechado da astronomia à cosmologia do universo fechado do big bang: revisitando novos dogmas da ciência astronômica, Marcos Cesar Danhoni Neves.
9. A maçã de Newton: história, lendas e tolices, Roberto de Andrade Martins.
10. Isaac Newton, as profecias bíblicas e a existência de Deus, Thaís Cyrino de Mello Forato.
11. A indução eletromagnética na sala de aula, Valéria Silva Dias.

Parte III – Biologia
12. A botânica no ensino médio: será que é preciso apenas memorizar nomes de plantas?, Fernando Santiago dos Santos.
13. A história da ciência e o ensino da genética e evolução no nível médio: um estudo de caso, Lilian Al-Chueyr P.Martins & Ana Paula O. P.Moraes Brito.
14. Ensino do sistema sangüíneo humano: a dimensão histórico-epistemológica, Nadir Castilho Delizoicov.
15. História do dna e educação científica, Nadir Ferrari & Neusa Maria John Scheid.
16. Razão, experiência e imaginação na ciência – o caso de Charles Darwin, Anna Carolina K. P. Regner.

Parte IV – Outros
17. Alguns aspectos da teoria da matéria: atomismo, corpuscularismo e filosofia mecânica, Luciana Zaterka.
18. Equações algébricas: uma abordagem histórica sobre o processo de resolução da equação de 2º grau, Sergio Nobre.

Nenhum comentário: